sexta-feira, 18 de junho de 2010

Lições para lavar bem o cabelo

Pode parecer simples, mas lavar os cabelos requer alguns cuidados essenciais. Aprenda com especialistas qual a melhor forma...
É possível lavar os fios em casa e obter o resultado do salão!!!
Para quem é vaidosa, manter os cabelos bem tratados é importantíssimo. E o primeiro passo para deixá-los mais bonitos é caprichar na lavagem. Mas é melhor lavá-los em casa ou no salão?

Lavar os fios no salão é bastante vantajoso. Isso porque além deles trabalharem com água mineral ou filtrada, a posição da cabeça no lavatório permite que o profissional ensaboe, massageie e remova o produto de maneira uniforme.

Entretanto, é possível obter o mesmo efeito em casa, seguindo alguns passos:

1. Antes de entrar no banho, penteie os fios para desatar os nós e eliminar parte da sujeira acumulada.

2. Regule a água do chuveiro. Ela deve ser morna, jamais quente! A água mais fria fecha as escamas dos fios, mantendo-os uniformes. E, quanto mais uniformes, mais brilhantes.

3. Use o chuveirinho. Com ele, umedeça os fios uniformemente.

4. Aplique xampu para o seu tipo de cabelo: coloque o produto em uma das mãos e, junto com a outra, espalhe-o em toda a cabeça.

5. Com a ponta dos dedos, nunca com as unhas!, massageie o couro cabeludo com movimentos circulares.

6. Enxágue bem os fios e repita a operação.

7. Coloque o condicionador nas mãos, esfregue uma na outra, e vá aplicando o produto do meio para as pontas. Separe o cabelo em mechas e massageie com movimentos de cima para baixo, como se você estivesse alisando os fios.

8. Aguarde 2 minutos e enxágue bem os cabelos. Passe os dedos abertos entre os fios para soltar os nós. Mexa o cabelo ou balance a cabeça para ver se os fios estão soltos e leves.

9. Não faça turbante nem esfregue o cabelo. Apenas cubra a cabeça com uma toalha macia e pressione com as mãos, para remover o excesso de água. Para secar adequadamente, passe a toalha das pontas para a raiz.

Agora, é só realizar esse processo, no mínimo, de 3 em 3 dias ou, diariamente, no caso dos fios oleosos.

Como passar o xampu
Passe com suavidade, sem esfregar. Ou seja, nunca use as unhas. Com a ponta dos dedos, massageie o couro cabeludo fazendo movimentos circulares, para limpar e ativar a circulação. Já nos fios, deslize as mãos unidas, de cima para baixo, mecha por mecha. Assim evitará quebras.

Xampu dissolvido com água
Dissolver o produto em água não é aconselhável. Segundo Cristina Zuccarelli, técnica do laboratório de cosméticos Schwarzkopf, "as fórmulas atualmente são equilibradas. Ao adicionar água, você dilui os princípios ativos e o xampu perde a eficácia".

Quantas vezes deve-se passar o xampu?
"Se você lava o cabelo todos os dias, não é necessário passar duas vezes. Caso contrário, é recomendável a reaplicação para remover resíduos (de poluição e cremes), deixando o couro cabeludo completamente limpo", explica Cristina.

Como enxaguar de maneira correta?
Passe as mãos no cabelo levando a umidade da raiz para as pontas. Se fizer espuma, ainda há xampu.

É preciso mudar o xampu de tempos em tempos?
Essa não é uma regra. Se você, por exemplo, usa xampu para cabelos ressecados e, após várias lavagens, percebe que os fios estão hidratados, não precisa mais desse produto. A dica é: quando você perceber que o xampu não está mais deixando seu cabelo bonito, é hora de reavaliar o estado dos fios e mudar.

Quando usar condicionador?
O uso do condicionador depende da constituição genética e da quantidade de química que existe no cabelo. "Como a maioria das mulheres faz luzes, relaxamentos, tinturas e escovas, é preciso usar condicionador", diz Alexandra Bononi, dermatologista da rede de salões Jacques Janine.

Xampu e creme devem ser da mesma marca?
Como ambos são elaborados para a mesma finalidade, é importante que sejam da mesma marca, tendo os mesmos princípios ativos e modo de ação.

Vantangens do xampu sem sal
O xampu sem sal tem o pH mais ácido, que é melhor para o couro cabeludo. É recomendado para quem fez escovas progressivas ou definitivas.

Como aplicar o creme
O creme deve ser aplicado a 3 dedos da raiz. "O condicionador deixa o couro oleoso, com caspa, e isso favorece a queda", explica.

É correto lavar diariamente?
Sim, mas o excesso de detergente remove o filme protetor de oleosidade natural dos fios, provocando ressecamento. O cabelo fica áspero, rebelde e com pontas duplas. "Xampus neutros (ou para uso diário) são ideais para cabelos frágeis ou com química forte", diz a dermatologista.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, Obrigado por Comentar!
Seu comentário será postado assim que passar pelo Moderador.
XoXo
Li